VOCÊ ESTÁ AQUI:

Polpa de Fruta Cupuaçu

Clique aqui e monte sua cesta de polpas
O cupuaçu é uma fruta de polpa cremosa e sabor inigualável, muito rica em proteínas, carboidratos, fibras e enzimas. Sua polpa, de sabor exótico e revitalizante, é consumida principalmente em sucos, sorvetes, iogurtes, doces, geléias, pudins, assim como recheios e coberturas. Consulte outros SaboresClique aqui e consulte

Compartilhar

Nome Científico: Sterculiarcace
Nomes: cupuaçú, cupuaçú verdadeiro.
Frutificação: janeiro a maio.

O cupuaçuzeiro, Theobroma grandiflorum, é uma planta pertencente ao mesmo Gênero que o cacau (Theobroma cacao). Por tal motivo, ambas são bem parecidas, inclusive seu fruto: alongado, grande, pesado e de casca dura; contendo uma polpa branca e carnuda, envolvendo suas sementes, de tamanho grande. A T. grandiflorum é nativa da região amazônica, encontrada com frequência nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. De porte pequeno a médio, podendo atingir os vinte metros de altura, é bem-adaptada à sombra, podendo ser cultivada juntamente com outras plantas, de porte maior. Sua polpa é amplamente utilizada na fabricação de sucos, geleias, cremes, sorvetes, biscoitos, compotas e até mesmo licores. As sementes são também aproveitadas para a retirada de sua manteiga, utilizada na culinária, para a fabricação do cupulate; ou para a fabricação de pomadas, batons, cremes e xampus. Em virtude da presença de pectina, o cupuaçu auxilia na redução da glicemia e do mau colesterol, ajudando também no emagrecimento em razão de tais fatores (e porque reduz a saciedade). Graças a substâncias antioxidantes que possui, o extrato de sua semente pode ser capaz de inibir ou diminuir a progressão de cáries.

Curiosidade:
O ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou, em 19 de maio de 2008, a Lei n.º 11.675, reconhecendo o cupuaçu como um fruto legitimamente brasileiro. Tal medida foi de grande valia, uma vez que o cupuaçu havia sido patenteado por uma empresa japonesa, no ano 2000, bloqueando oportunidades de comercialização do cupuaçu no exterior, por empresas brasileiras. Felizmente, tal registro foi cassado, em 2005.

Você Sabia?

A árvore mede de 6 a 12 metros, podendo chegar a 20 metros, folhas grandes (50 cmt cumprimento e 14 cmt de largura) flores aveludadas, vermelho arroxeadas.
Fruto tipo baga, oblongo, extremidades arredondadas, medindo de 12 a 25 centimetros de cumprimento, 12 cmt de diametro e pesando até 1.500 gramas, casca dura lenhosa, quebravel recoberta de pelos ferrugenos. Polpa de cor esbranquiçada ou amarelada, sabor ácido e cheiro forte.
Originaria da região amazônica (Pará e Maranhão).


Indicações:

  • Diurético, combate anemia e aumenta a eficiência física.

Outros Sabores

  • Rico em fibras e altamente refrescante, o abacaxi é considerado por muitos como o Rei dos Frutos.

    Polpa de Abacaxi

  • O cupuaçu é uma fruta de polpa cremosa e sabor inigualável, muito rica em proteínas, carboidratos, fibras e enzimas. Sua polpa, de sabor exótico e revitalizante, é consumida principalmente em sucos, sorvetes, iogurtes, doces, geléias, pudins, assim como recheios e coberturas.

    Polpa de Cupuaçu

  • Bastante popular no Brasil e em outros países tropicais, a manga ainda é vista como uma fruta um tanto exótica em países da Europa e nos Estados Unidos. Sua polpa é perfumada e suculenta, sendo consumida em sorvetes, sucos e musses. Está conquistando espaço na culinária, sendo utilizada no preparo de molhos 
para carnes e saladas.

    Polpa de Manga

  • O Açaí saiu da Amazônia para conquistar o mundo. Os primeiros a descobrirem seu sabor marcante e refrescante, além das propriedades nutricionais, foram os atletas.
Em pouco tempo o Açaí se tornou um saboroso complemento alimentar, rico em ferro, fibras, fósforo, minerais, gordura vegetal, cálcio, potássio e vitaminas, o Açaí pode ser consumido na forma de sucos, doces, sorvetes e em diversos pratos salgados.

    Polpa de Açaí

  • A graviola é originária da América Central, sendo cultivada principalmente no Norte e Nordeste do Brasil. Sua polpa, suculenta e muito saborosa, é utilizada para preparar de sucos, sorvetes, cremes e doces.

    Polpa de Graviola

  • Originário da Amazônia, o cacau encontrou seu lar na Bahia. Utilizado durante anos apenas para a fabricação de chocolates, o cacau hoje é matéria-prima dos mais variados produtos.

    Polpa de Cacau

  • Vermelho e saboroso, o morango é uma das frutas mais conhecidas no mundo. Sua polpa é utilizada na produção de sucos, geléias, sorvetes, iogurtes e leites aromatizados. Com poucas calorias, sua polpa é uma excelente fonte de vitamina C, fibras, folato e potássio.

    Polpa de Morango

  • A Acerola, também conhecida como cereja-das-antilhas, é uma fruta tropical de sabor exótico e reconhecido valor nutricional, principalmente como fonte de vitamina C, vitamina A, ferro, cálcio e vitaminas do complexo B.

    Polpa de Acerola

  • A goiaba é uma fruta tropical nativa da América do Sul e do Caribe. Sua polpa, que exala um aroma forte e doce, têm quase 5 vezes mais vitamina C do que as laranjas. A polpa ainda é uma boa fonte de potássio e ferro. Mas o melhor de tudo é que contém poucas calorias, ou seja, é deliciosa e não engorda. Pode ser consumida como sucos, doces, sorvetes e coberturas.

    Polpa de Goiaba

  • O maracujá é fruto tipicamente brasileiro, sua flor deixou muito impressionados os colonizadores portugueses. Sua polpa, rica em minerais como o cálcio, fósforo e ferro, pode ser consumida sob forma de sucos, sorvetes, refrescos ou drinks.
O maracujá contém ainda vitaminas A e C e vitaminas do completo B.

    Polpa de Maracujá

  • O cajú é uma fruta tipicamente brasileira e comum no litoral nordestino. Sua polpa é extremamente saborosa, peculiar e refrescante, além de rica em vitamina C. É muito consumida em sucos, sorvetes, doces e bebidas. É ideal para refrescar os dias quentes de verão.

    Polpa de Cajú

  • É uma das mais antigas e abundantes frutas do mundo e é cultivada em 6 dos 7 continentes. Sua polpa émundo e é cultivada em 6 dos 7 continentes. Seu suco lidera a preferência das crianças rica em vitamina C

    Polpa de Uva

  • O cajá-mirim é o fruto da cajazeira, também conhecida como taperebá, taperibá, cajazeiro(a), cajá-pequeno, calazeiro-miúdo, acaíba, acajá, acajaíba e imbuzeiro, é muito adaptável às condições nordestinas.

    Polpa de Cajá Mirim